terça-feira, 15 de abril de 2014

A trilha sonora de The Hunger Games: Catching Fire.


Minhas humildes impressões sobre as músicas do álbum.


Se eu tivesse de escolher uma trilha sonora de filme que expresse com a maior precisão possível no que consiste o meu gosto musical, definitivamente seria a de Catching Fire (Em Chamas, no Brasil). Muitos diriam que isso se deve ao fato de que sou apaixonada tanto pelo livro como pelo filme, mas creio que isso não é tudo. Até porque, por serem meus favoritos, sou um pouco mais exigente com tudo relacionado ao livro e ao filme, o que torna mais difícil me encantar cegamente pelas músicas. Mas está feito, fui cativada e sou irreparavelmente viciada na trilha sonora de Catching Fire.

Considero a coletânea bem eclética dentro do perfil de músicas alternativas. Tem eletropop, indie pop e rock, folk, country, além de agregar elementos de variados estilos musicais, incluindo os do mainstream. Vamos de ColdPlay a Patti Smith, passando por Christina Aguilera, Imagine Dragons, Ellie Goulding, Lorde, Of Monsters and Men e The National. Se isso não é eclético, eu nem sei mais.

O mais legal da seleção é justamente como se consegue juntar todos esses diferentes artistas, cantando em seus diferentes gêneros, músicas que combinam tão perfeitamente com a história contada. Dentre as quinze faixas da versão deluxe, não há uma letra que não retrate fielmente a trama do filme, não há uma composição que não case perfeitamente com a história e a ambientação do roteiro. Em Mirror, por exemplo, não há como não enxergar com clareza a história de Katniss Everdeen, a garota em chamas. Em We Remain é possível contextualizar não somente a realidade de Katniss e Peeta, como também a de Katniss e Gale. E assim por diante. Enfim, é possível assistir o filme novamente, ler o livro novamente, apenas através da completíssima trilha sonora de Catching Fire. Sou fã incondicional.

Confira abaixo o álbum completo. Recomendo especialmente as faixas: Atlas, Silhouettes, Elastic Heart, We Remain, Who We Are, Mirror e Lights; são minhas favoritas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário